Logo_FBVA













 



Fiva_emblemas





















FIVA anuncia lista completa de Eventos para o Ano Mundial do Antigomobilismo

A FIVA anunciou o programa completo de eventos ao redor do mundo para o ano de 2016, que irá beneficiar em varias maneiras o apoio da UNESCO ao Ano Internacional do Antigomobilismo (World Motoring Heritage Year - WMHY).

 “A enorme lista de eventos de automóveis antigos ao redor do mundo cobrindo os mais variados tipos de veículos, carros, motocicletas, utilitários, demonstra o enorme interesse em proteger a nossa herança automotiva e ao entusiasmo da acolhida pela UNESCO ao Ano Internacional do Antigomobilismo.

Alguns eventos terão a apresentação do prêmio de preservação FIVA, outros serão organizados sob a faixa WMHY/ UNESCO, enquanto muitos mostrarão o logotipo WMHY/ UNESCO para divulgar o forte apoio a este ano especial”, comenta Mario Theissen, Vice Presidente Senior da FIVA.

Abaixo a lista completa de eventos:

Março 10-13

EUA

Amelia Island Concours d’Elegance

Abril 14-26

EUA

Cars at the Capital Exhibition

Abril 23

Reino Unido

Drive it Day

Maio 1

Reino Unido

London to Brighton Run (utilitarian)

Maio 11-12

França

Classic Machines

Maio 13-15

Hungria

III Balatonfüred Concours d' Elegance

 

Maio 13-16

Alemanha

Ibbenbürener Motorrad-Veteranen Rallye

Maio 21

Itália

Villa d’Este Concours d’Elégance

Maio 22

Andorra

La edicio Motos Clássiques Andorra

Maio 28-29

Chipre

Lespa-FIPA International Historic Car Rally 2016

Junho 1-7

Suíça

La route des Grands Crus et des Bulles

Junho 4-7

Noruega

Rally Trondhjemsridett 1919

Junho 5

Bélgica

Eddy’s Tour

Junho 5

Alemanha

ADAC Macki Motorrad Tour in Reinfeld

Junho 5-6

Reino Unido

MG Live

Junho 6

Suécia

National Day for Historic Vehicles

Junho 9-12

Eslováquia

FIVA World Rally (Cars)

Junho 11-12

Grécia

8th Hand Shift Rally

Junho 12

Espanha

Barcelona Rally

Junho 17-18

Alemanha

Internationale Deutsche Schnauferl Rally

Junho 17-19

Alemanha

Ludwigsburg RetroClassics Meets Barock

Junho 18

Eslovênia

Summer Museum Night

Junho 18-19

Itália

Motociclettando

Junho 19

Holanda

Nationale Oldtimerdag Lelystad

Junho 19

Reino Unido

Banbury Run

Junho 22-25

República Tcheca

FIVA World Run (Motos)

Junho

Europa

European Motorcycle Week

Julho 8-10

França

Le Mans Classic

Agosto 5-7

Alemanha

Classic Days Schloss Dyck

Agosto 21

EUA

Pebble Beach Concours

Setembro 2-3

França

FIVA Heritage Forum

Setembro 4

França

Chantilly Arts & Elégance

Setembro 15

Itália

Torino Symposium

Outubro 1-2

Eslovênia

Slovenia Classic Marathon

Outubro 7-10

Argentina

Autoclasica Buenos-Aires

Outubro 8-9

Turquia

Republic Rally

Outubro 9-21

China

Classic Cars Challenge China (4C)

Outubro 20-22

EUA

Protecting Automotive Heritage, Allentown PA.

Novembro 9-13

Argentina

Mil Millas de Patagonia

Novembro 16

França

Paris Symposium

Dezembro 16-18

Tailândia

Hua Hin Vintage Car Parade

Janeiro 7-8, 2017

Índia

The Statesman Vintage Car Rally

Fevereiro 5, 2017

Índia

Cartier Travel & Style Concours d’Elégance


 



ELEIÇÃO PARA O BIÊNIO 2016/2018 ACONTECERÁ DURANTE O BRAZIL CLASSICS SHOW 2016 - XXII ENCONTRO NACIONAL DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS

 

* Presidente de clube federado que não poderá comparecer, mas enviará representante, solicite o modelo de procuração em fbva@fbva.org.br.


 

 

CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

Ficam convocados todos os Clubes Associados da Federação Brasileira de Veículos Antigos, bem como os Membros do Conselho Fiscal, Membros do Conselho Consultivo, Diretores Executivos e Diretores Regionais desta entidade, para ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - AGO, a ser realizada no dia 26 DE MAIO DE 2016 (QUINTA FEIRA), às 14H45min, em primeira convocação, e às 15h00min, em segunda e última convocação, nas dependências do TAUÁ GRANDE HOTEL, em ARAXÁ – MG, durante realização do Evento BRAZIL CLASSICS SHOW 2016 – XXII ENCONTRO NACIONAL DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS.

A AGO tem por finalidade, exclusiva, a votação para escolha da nova Diretoria da FBVA, bem como dos Conselhos Fiscal e Consultivo, para o próximo biênio (2016/2018).

Para participar da AGO, o clube terá que ser filiado a Federação Brasileira de Veículos Antigos, e deverá se apresentar através de seu presidente, ou alguém com procuração específica para representar o clube (segue anexo com modelo de procuração).

Para ter direito ao voto, o clube tem que estar em dia com as obrigações financeiras junto a esta entidade.

Juiz de Fora/MG, 03 de Maio de 2016

Roberto Suga

Presidente




Rally Rota do Vinho em SP encerrou o VII Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica 2015

Foto_Comunicados_2015_Rali_site

























 

São Paulo, 4 de dezembro de 2015

Após três etapas disputadas em Porto Alegre, Goiânia/Brasília e São Paulo, chega ao fim o sétimo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica, o CBR 2015, com a etapa paulista que aconteceu em 7 de novembro.

Com início em 13 de junho, na etapa porto-alegrense, seguindo para o centro-oeste em 15 de agosto e tendo início na capital paulista no último dia 7, o CBR 2015 teve, em sua classificação geral, Leandro Mazzoccato e Adriano Valduga na primeira colocação, seguidos de Renato Malcotti e Lucas Santos Martins na segunda posição e em terceiro lugar, a dupla Sérgio Cordeiro e Luiz Carlos Mendonça.

Foto_Comunicados_2015_Rali__site_2





























Divididos em cinco categorias diferentes, os participantes mostraram a resistência e a preservação mecânica de suas máquinas durante as três etapas que constituíram o CBR 2015. Para conferir a classificação geral e também as classificações por categoria, clique aqui: http://goo.gl/g7uU8A.

Para 2016, o VIII CBR promete diversas mudanças, "estamos organizando um novo CBR com diversas provas oficiais em todo o Brasil, poderemos chegar a 12 provas sendo que o participante pontua nas três melhores e a final será em novembro em São Paulo", destaca o Diretor Esportivo Leandro Mazzoccato, que também destacou a possibilidade de serem escritos 'times' que poderão ter atá seis membros. "Estas mudanças vão fazer um CBR mais participativo e flexível, sem falar na economia com custos de participação", conclui Mazzoccato.

Diretoria Esportiva

Federação Brasileira de Veículos Antigos - FBVA




Presidente da FBVA leva experiência antigomobilista brasileira até a China

 

O Presidente da FBVA, Roberto Suga, foi convidado para participar do Fórum de Desenvolvimento de Veículos Clássicos da China. A idéia do evento surgiu, pois o governo chinês proíbe a importação de veículos clássicos, permitindo somente a importação de veículos 0 km.

A diretoria da FIVA e os convidados da Classic Vehicle Union of China vieram para argumentar junto ao governo chinês a importância cultural do automóvel clássico e de sua preservação como patrimônio histórico da humanidade, com a finalidade de que se permita a importação, licenciamento e livre circulação destes veículos no território chinês.

Hoje se sabe de diversos veículos antigos comprados por chineses que os mantém fora da China e esperam uma nova legislação sobre o assunto.

 

Confira abaixo momentos do evento:

Presidente Roberto Suga e Dona Edith Suga, Presidente do Fundo de Solidariedade da FBVA, estiveram juntos representando o Brasil na China.

Eles integraram a comitiva latino-americana composta por representantes de Chile, México e Brasil, e passaram pelas cidades de Ningbo, Hangzhou e Shanghai.

O Presidente da FIVA, Patrick Rollet, também esteve presente no evento, que reuniu antigomobilistas de vários cantos do mundo.

A FBVA entregou placa de homenagem ao Presidente do CVUC, Sr. Guian Zong pela realização do Fórum de Desenvolvimento de Veículos Clássicos da China e do International Classic Cars Grand China Tour.

Além do Fórum, aconteceu também o International Classic Cars Grand China Tour. Roberto e Edith Suga partiram de Wenzhou, e estiveram no lugar turístico de Yangdang Mountain.

Uma coletiva de imprensa marcou a abertura do Fórum de Desenvolvimento de Veículos Clássicos da China.

Diante das autoridades chinesas, dos patrocinadores do evento, da Diretoria do Classic Vehicle Union of China, da diretoria da FIVA e de participantes de mais de 15 países, o Presidente Roberto Suga agradeceu, em nome dos mais de 150 clubes filiados a FBVA, o convite para participar do fórum.

Cerimônia de premiação do International Classic Cars Grand China Tour, com o Brasil, representado por Roberto e D. Edith Suga, entre os 6 premiados dentre mais de 25 participantes.

Assembléia Geral da FIVA contou com a participação da diretoria da FBVA

O Presidente da FBVA Roberto Suga e o Diretor de Assuntos Internacionais da FBVA, Claudio Romi Zanaga, estiveram na Assembléia Geral da FIVA em Krakovia, na Polônia. A Federação Brasileira de Veículos Antigos é a Autoridade Nacional FIVA no Brasil (ANF - Brasil).

Na oportunidade, foi nomeado o novo embaixador da FIVA para a América do Sul, Sr. Alec Daly, da Argentina.

Também foi votado o novo estatuto da FIVA, que como novidade conta com maior abertura na participação da entidade, envolvendo agora a indústria automobilística e demais empresas do setor automotivo, especialmente as relacionadas ao antigomobilismo mundial.

 

                                   FBVA marca presente no Autoclasica 2015, maior evento antigomobilista da Argentina

Foto_Comunicados_2015_site
































O Presidente Roberto Suga foi prestigiar o maior evento anual da República Argentina, Autoclasica 2015, durante os dias 9 a 12 de Outubro e divulgar os eventos dos clubes federados da FBVA.

Na abertura oficial do evento Autoclasica 2015, estiveram presentes representando a FBVA, (esq. para dir.) o Diretor de Assuntos Internacionais, Claudio Romi Zanaga; o Presidente Roberto Suga e o Vice-Presidente Administrativo, Adolpho Sergio Ramos Massa, prestigiando o anfitrião (de gravata), Presidente Juan Luis Ranwez do Club de Automobiles Clasicos.

Durante o evento Autoclasica 2015, o Presidente Roberto Suga visitou juntamente com o Diretor de Assuntos Internacionais, Claudio Romi Zanaga, stands de diversos clubes argentinos presentes com o acervo de seus associados para fomentar o intercâmbio com os clubes de antigomobilismo brasileiro.

Presidente Cesar Doctor do Club Mercedes-Benz de Argentina (esq.) já tem estreita relação com o Mercedes-Benz Clube do Brasil.

Durante o evento Autoclasica 2015, aconteceu a reunião do Bloco Sul-americano da FIVA, convocada pelo Diretor da FIVA para a América do Sul, Carlos Scoseria do Uruguai (esq. para dir.) e presentes o Diretor de Assuntos Internacionais da FBVA, Claudio Romi Zanaga; o Vice-Presidente do Touring & Automovil Club de Colómbia, Camilo Francisco Rueda Saenz; o Presidente da FBVA, Roberto Suga, o Presidente do Club de Automoviles Clasicos de la Republica Argentina, Juan Luis Ranwez e o recém nomeado ao cargo de embaixador da FIVA para a America do Sul e ex-presidente do clube argentino anfitrião, Alec Daly.

Presidente Roberto Suga e o Diretor de Assuntos Internacionais da FBVA, Claudio Romi Zanaga, agradeceram a hospitalidade aos mais de 500 antigomobilistas brasileiros visitantes e cumprimentaram o anfitrião Juan Luis Ranwez, Presidente do Club de Automóviles Clasicos da República Argentina, pela realização do Autoclasica 2015, reconhecido internacionalmente como o mais importante evento de antigomobilismo da América do Sul.



                                                 
                                        Carta de São Paulo definiu sete eventos como encontros máster. Conheça-os

 


22 de julho de 2015

 

Desde a publicação da Carta de São Paulo realizada em 31 de março, ficou instituído pela Comissão de Eventos e Exposições formada no II Workshop Nacional da FBVA, que o calendário de eventos máster da FBVA possui sete eventos fixos. São eles:

Encontro Paulista de Autos Antigos, evento anual , no feriado de Tiradentes, ou Dia do Trabalho.

Encontro Nacional de Automóveis Antigos, realizado pelo Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais, em Araxá/MG (no feriado de Corpus Christi, bianual).

Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro, evento anual realizado no estado do Rio de Janeiro (no feriado da Independência do Brasil).

Encontro Capixaba de Veículos Antigos, evento anual, realizado no estado do Espírito Santo (no feriado de Nossa Senhora Aparecida).

Encontro do Nordeste de Veículos Antigos, evento rotativo entre os estados da região Nordeste (no feriado de Finados).

Encontro Sul-brasileiro de Veículos Antigos, evento rotativo entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (no feriado da Proclamação da República).

Encontro do Veículo Antigo do Centro Oeste, evento anual realizado no estado de Goiás (data indefinida).

No II Workshop Nacional da FBVA ficou desconsiderado o Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos, que acontecia em Brasília/DF, organizado pelo Veteran Car Brasília bianualmente, alternado com o Encontro Nacional de Automóveis Antigos (Araxá/MG) pelo fato de não acontecer por anos consecutivos.

 

Para que fossem consagrados como os eventos mais representativos do calendário dos clubes membros da FBVA, eles tiveram algumas características avaliadas, como ter a participação de, ao menos, 300 automóveis; acontecerem em uma cidade com atrativos turísticos e boa estrutura hoteleira e gastronômica; durar ao menos três dias; ter qualidade comprovada nos exemplares expostos e uma história de ao menos cinco anos de atividades consecutivas.

 

Esses eventos também contam com premiações que levam em conta os critérios de avaliação também definidos na Carta de São Paulo. O II Workshop Nacional da FBVA, evento que ratificou as novas diretrizes da FBVA, foi realizado no fim de novembro de 2014 em São Paulo, foi aberto aos interessados em antigomobilismo e teve grande participação de aficionados por veículos antigos em todo o país.




Federação Brasileira de Veículos Antigos

Nº 07 - abril-maio/2015

 

FBVA alcança importantes conquistas para o antigomobilismo brasileiro

 

A Federação Brasileira de Veículos Antigos conquistou mais uma vitória para o antigomobilismo brasileiro.

 

Foi publicada no Diário Oficial da União de 20 de maio de 2015, a Resolução nº 528 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permite o licenciamento e a circulação dos veículos com a direção do lado direito, desde que sejam “de coleção, com mais de 30 anos de fabricação e com suas características originais de fabricação conservadas”.

Essa pauta foi tratada pelo Presidente da FBVA, Roberto Suga e o seu Vice-Presidente Jurídico, Fernando Antonio Marques por intermédio do Deputado Federal Antonio Goulart com o Diretor-Geral do Denatran, Dr. Alberto Angerami, que levou a demanda ao Contran e por fim a regulamentou. 

 

Iniciada no ano passado, a aproximação da FBVA com órgãos governamentais para o apoio às necessidades antigomobilistas começou a render seus frutos. Ocorreram nos últimos meses reuniões com membros do Denatran, órgão vinculado ao Ministério das Cidades, que renderam, além da liberação da circulação de veículos de coleção com direção ao lado direito, informações importantes como a manutenção de letras e números dos veículos já emplacados, quanto ao novo modelo de placas que será utilizado nos países do Mercosul em 2017. Após reunião, o Deputado Federal, Antônio Goulart, o Presidente da FBVA, Roberto Suga, o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab e o Diretor-Geral do Denatran, Dr. Alberto Angerami.

FBVA se reúne com Detran-RS para tratar de assuntos antigomobilistas

Em 13 de abril, membros da FBVA se reuniram com a Diretoria do Detran-RS para tratar de procedimentos junto ao órgão de trânsito gaúcho. Da esquerda para a direita, o Diretor Regional da Serra Gaúcha, Antônio Affonso Lima da Fontoura; Diretora do Detran, Dra. Carla Badaraco Guglielmi; Diretor-Geral do Detran-RS, Dr. Ildo Mario Szinvelski; Presidente da FBVA, Roberto Suga e o Chefe da Divisão de Registro de Veículos do Detran-RS, Eng. Túlio Felipe Verde Filho.

 

Presidentes da FBVA e da UVESP se reúnem para articular apoio de vereadores aos clubes

 

Em 14 de abril, o Presidente da FBVA, Roberto Suga, e o Coordenador de Comunicação, Carlos Manhanelli, se reuniram com o Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara, para articular apoio de vereadores com a criação de Projetos de Lei para a inserção dos eventos antigomobilistas nos calendários turísticos dos municípios. Com essa ação, os clubes terão a possibilidade de obter apoio das prefeituras na realização de seus eventos.




Organizadores do Encontro Paulista de Autos Antigos se reúnem com a FBVA para definir critérios de premiação

Entrada_FBVA_reuniao





























 

São Paulo, 20 de março de 2015

 

Na última semana, os organizadores do Encontro Paulista de Autos Antigos, Edenise e Nilson Carratu, se reuniram em São Paulo, com membros da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), representada pelo Presidente Roberto Suga, o Diretor Insititucional, Derec de Almeida Jorgetti e o Diretor da Região Metropolitana de São Paulo, Pedro Bergaro, para definir os critérios de premiação dos veículos que estarão expostos na vigésima edição do encontro.

Entrada_FBVA_reuniao_2
































Durante a reunião, foram tratados temas como a vistoria dos veículos, os critérios de desempate entre outros itens técnicos para a premiação do encontro que consta no calendário de eventos máster da FBVA.

 

O XX Encontro Paulista de Autos Antigos acontecerá de 18 a 21 de abril na cidade de Campos do Jordão/SP, e terá, ao todo, mais de 800 veículos entre os que concorrem à premiação e os que estarão à venda.

 

Maiores informações e inscrições no site www.encontropaulistadeautos.com.br



 

Inmetro oficializa participação inédita da FBVA em suas reuniões técnicas de assuntos automotivos

 

São Paulo, 17 de março de 2015

 

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (17), a Portaria do Inmetro nº 147, de 13 de março de 2015, que compõe uma Comissão Técnica Automotiva para assessorar a instituição no desenvolvimento de suas ações que tenham como foco temas relacionados ao setor automotivo. Dentre as várias instituições designadas, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) aparece pela primeira vez na comissão para defender os interesses do antigomobilismo.

 

Ao todo 30 instituições compõem a comissão que tem como objetivo propor instrumentos efetivos de operacionalização, implementação e melhoria das atividades relativas aos Programas de Avaliação da Conformidade de Componentes Automotivos do Inmetro.

 

A FBVA nomeou um titular e um suplente para participar das reuniões que acontecerão na sede do Inmetro, localizada no Rio de Janeiro/RJ. Participa como titular o Conselheiro Consultivo José Cândido Muricy, tendo como suplente o Presidente Roberto Suga.

 

“Agradeço ao Inmetro pelo reconhecimento do trabalho de nossa entidade e temos como compromisso contribuir com nossas habilidades e experiências nas reuniões técnicas de assuntos automotivos”, ressalta o Presidente Roberto Suga.




FBVA finaliza ‘Carta São Paulo’ que atualiza regras e o planejamento da federação em 2015

 

São Paulo, 17 de março de 2015

 

Na última sexta-feira (13), o Presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Roberto Suga, o Diretor Institucional, Derec de Almeida Jorgetti, e o Secretário Guilherme Mageste, finalizaram o texto da Carta São Paulo, documento fruto das reuniões do II Workshop Nacional da FBVA, ocorrido em São Paulo em novembro de 2014, e que gerou relatórios em diferentes temáticas do antigomobilismo.

 

A Carta São Paulo será publicada pela FBVA na primeira semana de abril, assim dando validade a novos procedimentos, dentre eles, o da obtenção das placas pretas.

 

Para o desenvolvimento deste documento, durante o Workshop foram criadas comissões que trataram de assuntos como as placas pretas, importações de veículos e peças de reposição, veículos modificados, tecnologia, eventos e exposições, atividades dinâmicas e esportivas, planejamento estratégico e orçamentário, e assessoria financeira, jurídica e contábil.

 

“Esperamos uma crescente e significativa mudança na organização do antigomobilismo brasileiro. Através dessa carta, queremos expor à toda a sociedade e autoridades os objetivos desta administração e como pretendemos fazer evoluir a modalidade”, destaca o Presidente Roberto Suga.

2015_Entrada_FBVA



























































FBVA marcou presença no evento em que a FIVA apresentou resultados de pesquisa sobre o mercado do antigomobilismo na Europa

 

São Paulo, 6 de março de 2015

 

Em 14 de outubro, o Presidente da FBVA, Roberto Suga, esteve em Budapeste, na Hungria, e acompanhou a apresentação em que a FIVA, histórica organização global que organiza o antigomobilismo, fez de suas principais conclusões sobre seu maior projeto de pesquisa até o momento em uma reunião com a participação de membros do Parlamento Europeu, e representantes da Comissão Européia e do Conselho e que marcou o restabelecimento do Parlamento Europeu do Grupo de Veículos Históricos, presidido por Bernd Lange, para o mandato de 2014 a 2019. A FBVA é a autoridade que representa a FIVA no Brasil.

 

A pesquisa foi realizada em 2014 e reuniu dados de 20.000 proprietários de veículos históricos, 1.500 clubes e 1.000 empresas em 15 estados membros da União Européia.

 

A pesquisa mostrou que o movimento do mercado de veículos históricos é crescente, mas que os clubes enfrentam desafios criados pela crescente dificuldade em encontrar bons candidatos para substituir os membros da diretoria e do conselho, enquanto as empresas especializadas estão preocupadas com a falta de mão de obra qualificada para o seu negócio no futuro.

 

O resultado reforçou pesquisas anteriores que mostram que o uso de veículos históricos é limitado, seletivo, e quase nunca como um meio de transporte diário. Cerca de 60% dos carros históricos percorrem menos de 1.000 km por ano, enquanto a porcentagem é ainda maior em motocicletas e veículos comerciais históricos.

 

A pesquisa mostrou que os proprietários gastam anualmente cerca de 3800 euros em restauração, aquisição de peças e acessórios, manutenção e reparos, e forneceu uma estimativa muito conservadora quanto ao montante movimentado pelo mercado de veículos históricos, avaliando em € 5,5 bilhões por ano, que oferecem entre 100.000 e 140.000 postos de trabalho. No entanto, as empresas são predominantemente pequenas e apresentam problemas de longevidade. A FIVA, portanto, busca apoio das instituições da União Européia, para os programas de aprendizagem e de formação para o desenvolvimento de competências e criação de postos de trabalho na área.

 

A pesquisa revelou ainda que 57% dos clubes de veículos históricos organizam ou participam de eventos de vários dias além de suas fronteiras. Tais eventos contribuem consideravelmente para o setor turístico europeu, resultando em pelo menos 2.000 novos postos de trabalho. Interessante também é que 44% dos clubes contribuem para instituições de caridade, por exemplo, na forma de um passeio com as pessoas com deficiência ou com doenças graves.




FBVA convoca para Assembleia Geral Extraordinária

 

O presidente da FBVA, Roberto Suga, convoca todos os clubes associados da FBVA bem como seus diretores para a Assembléia Geral Extraordinária (AGE), a ser realizada em 29 de novembro, sábado, no Mercure São Paulo Times Square Hotel (Avenida Jamaris, 100 – bairro de Moema, São Paulo/SP), às 17h em primeira convocação e 17h10 em segunda e última convocação.

 

A assembléa terá como pauta a transferência da sede da FBVA para a cidade de São Paulo.

Assembeia_FBVA_2014_site



























































Diretoria convida para II Workshop da FBVA

 

No cumprimento dos compromissos assumidos por esta Diretoria junto à comunidade antigomobilista, convidamos todos os Clubes de Antigomobilismo, Federados ou não, para o II Workshop da FBVA que ocorrerá de 27 a 30 de Novembro de 2014, na cidade de São Paulo, no Mercure São Paulo Times Square Hotel, Avenida Jamaris, 100 – bairro de Moema (tel.: 11 5053-2500).

 

Convocamos todos os Membros da Diretoria da FBVA para este evento e entendemos que, junto com Vossas Senhorias, terão muito a contribuir com o aperfeiçoamento dos conceitos e regras que orientarão as futuras atividades do antigomobilismo no Brasil.

 

Todos os Clubes legalmente constituídos poderão inscrever gratuitamente seus representantes junto as Comissões de Trabalho e cada Participante poderá participar em até duas Comissões. Cada Comissão elegerá entre seus Participantes um Coordenador na abertura dos trabalhos que responderá pela apresentação final dos documentos.

 

Para as inscrições, informar ao Secretário Guilherme Mageste pelo e-mail: fbva@fbva.org.br os dados do Clube, dos Participantes e suas respectiva(s)Comissão(ões).  

 

Pedimos a todos os Participantes que, já ciente do conteúdo e pauta sugestiva das Comissões de Trabalhos, preparem seus apontamentos e estejam municiados de exemplos, fotos de veículos, experiências, manuais, cartilhas, informes, formulários, fichas e enfim de todos os documentos que poderão enriquecer as discussões dos grupos para otimizar o tempo para conclusão dos trabalhos.

 

As Comissões de Trabalhos propostas são:

 

1- Comissão de Placa Preta: revisão da planilha de avaliação, dos itens impeditivos (rodas, encostos de cabeça, acessórios de época etc.), atualização dos formulários, procedimentos e manual de avaliação. Emissão do Certificado de Originalidade (CO) para veículos fora-de-série (Dacon, SR, Avalone, Engerauto etc.), buggies, réplicas, protótipos, “recreation cars”, veículos transformados para conversíveis (Opala, Del Rey, Corcel II, Mercedes-Benz Charuto etc.), up-grades de modelos (Maverick Super Luxo para GT, Mustangs, Opalas SS, Chevrolet 150-210 para Belair, Chevrolet Belairs para Impalas etc.). Mecanismos para coibir irregularidades. O papel do Diretor Regional junto aos órgãos de transito da sua jurisdição como orientador e denunciante.

 

2- Comissão de Importação de Veículos de Coleção e Peças de Reposição (Novas ou Usadas): proibição de importação de veículos comerciais, caminhões, caminhonetes, bombeiros, trailers e impedimento no licenciamento de veículos com volante do lado direito; análise das etapas dos processos de importação, seus atores envolvidos e seus gargalos. O direito de importar peças de reposição usadas ou não para veículos de coleção e também nas bagagens de mão em viagens ao exterior. Carteira do Antigomobilista como identificação de colecionador.

 

3- Implantação de tecnologia aplicada aos Clubes de Antigomobilismo e à FBVA: website, gestão, loja virtual, boleto eletrônico de cobranças, solicitação dos associados e envio/recebimento dos processos de Placa Preta e Importação para a FBVA e para o DENATRAN; Cadastro Nacional de Veículos Antigos. As ferramentas eletrônicas de comunicação como otimização de recursos financeiros (Skype, Viber, Whatsapp etc.).

 

4- Comissão de Eventos e Exposições: atualização da Cartilha de Eventos e Exposições e dos critérios de premiação; Concursos de Elegância, seus critérios e apoio de juízes FIVA; intercâmbio de informações de calendário de atividades com entidades de outros países e sua divulgação no Brasil; eventos e atividades filantrópicas realizadas pelos clubes federados e o papel da FBVA como apoiador e divulgador de todos os eventos. Premiação da Oficina de Restauração do Ano – FBVA (avaliação e credenciamento das oficinas de restauração). A Carteira do Antigomobilista e seus benefícios em eventos.

 

5- Comissão de Atividades Dinâmicas e Esportivas: atualização da Cartilha de Raids, campeonatos nacional e regionais, critérios técnicos das provas e de premiação; o papel da FBVA como apoiador e divulgador. A parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA. O Campeonato Brasileiro de Regularidade - CBR e os campeonatos estaduais. O website do CBR. Divulgar eventos mundiais no website da FBVA. Exigência da Carteira do Antigomobilista (piloto amador). II Rallye Sulamericano. O passaporte FIVA em provas internacionais.

 

6- Comissão de Planejamento Estratégico e Orçamentário: como sugestão para a FBVA, o planejamento estratégico da FIVA (Cultura, Abertura e Profissionalismo) esta enfatizando o antigomobilismo como atividade cultural, abertura de filiações alem de clubes e associações (museus, importadores, despachantes, oficinas de restaurações, seguradoras, empresas de leiloes, comerciantes de pecas de reposição, montadoras etc.) e profissionalização da gestão com auditoria independente e reestruturação administrativa; a estrutura administrativa da FBVA e seu organograma; mudança da sede da FBVA para São Paulo; cartilha de atribuições de cada cargo da diretoria da FBVA;  manual de governança corporativa; plano de atividades da FBVA para os próximos 5 anos; analise das receitas e despesas; identificação das necessidades prioritárias; elencar novas atividades=novas receitas; distribuição dos recursos versus atividades/prioridades; investimentos na modernização administrativa e aquisição/comodato de sede própria.

 

7- Comissão de Veículos Antigos Modificados: convidaremos as lideranças do segmento e coordenaremos os trabalhos para identificar as categorias dos veículos antigos modificados; os eventos e exposições no Brasil e no mundo; exemplos de regulamentação em outros países; certificação de segurança veicular e elaboração do documento-proposta de regulamentação.

 

8- Comissão de Assessoria Financeira, Jurídica e Contábil: o papel da FBVA na identificação de recursos e benefícios públicos nas esferas federal e estadual tanto para eventos estáticos como dinâmicos. Cartilha para constituição de clube de antigomobilismo, estatuto sugestivo (OCIP, Instituto etc.); entidade de utilidade pública; dicas contábeis etc. Modelo de protocolo de intenções de intercâmbio internacional com outras entidades de antigomobilismo no mundo; revisão do Estatuto da FBVA.

 

Programação:

 

Dia 27 - Quinta-feira:

11:00 horas: Check-in dos Participantes.

12:30 horas: Almoço oferecido pela FBVA aos Participantes.

14:00 horas: Abertura e apresentação das Comissões de Trabalhos e seus integrantes.

14:30 horas as 18:30 horas: Atividades das Comissões de Trabalhos.

19:30 horas: Transfer para o jantar oferecido pelo Presidente da FBVA no Chevrolet Clube do Brasil de Carros Antigos em sua sede social na Av. General Ataliba Leonel, 573 – Santana.

22:30 horas: Transfer de retorno ao hotel.

 

Dia 28 - Sexta-feira:

9:00 horas: Início das atividades das Comissões de Trabalhos.

12:30 horas: Almoço oferecido pela FBVA aos Participantes.

14:00 horas as 18:30 horas: Atividades das Comissões de Trabalhos.

 

Noite: Livre.

 

Dia 29 - Sábado:

8:30 horas: Apresentação das Comissões de Trabalhos e seus documentos elaborados.

12:30 horas: Almoço oferecido pela FBVA aos Participantes.

 

13:30 horas: Apresentação das Comissões de Trabalhos e seus documentos elaborados.

16:30 horas: Encerramento e considerações finais.

17:00 horas: Assembleia Geral Extraordinária da FBVA.

17:30 horas: Encerramento.

19:30 horas: Jantar Beneficente de Confraternização no Club A São Paulo (casa comandada por Amaury Jr. e Rubens do Amaral). www.clubasaopaulo.com.br  

23:30 horas: Músicas na pista de dança com o renomado DJ Ronaldo Gasparian (a partir deste momento, os serviços serão oferecidos com comandas de despesas individuais).

 

Dia 30 - Domingo:

12:00 horas: Check-out dos Participantes.

 

INFORMAÇÕES SOBRE HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO E TRASLADOS DE ORIGEM:

 

Serão oferecidos sem ônus para todos os Participantes:

- Almoços dos dias 27 a 29 de Novembro, exceto bebidas;

- Despesas de estacionamento no hotel do evento durante o período do Workshop;

- Jantar no Clube do Chevrolet com direito a seus acompanhantes e respectivo transfer de ida/volta ao hotel.

 

Eventuais despesas pagas pelos Participantes:

- Traslados aéreos ou terrestres desde a origem, assim como pedágios e combustível;

- Hospedagem com tarifa de convênio com o evento por R$ 274,00/diária para um ou dois hospedes com café da manhã, acrescidos de 5% de ISS e R$ 3,38 de taxa de turismo;

- Almoços (R$38,50/pessoa) e bebidas da(os) acompanhante(s);

- Despesas telefônicas, bebidas, frigobar, room service e serviços extras do hotel;

- Programação de traslados para as acompanhantes durante o Workshop (valores e confirmações dos traslados ocorrerão conforme o número de adesões - informar interesse por cada dia paradanielle@coltroviagens.com.br):

 

• quinta-feira à tarde: Shopping JK Iguatemi;

• sexta-feira: Rua 25 de Março e região;

• sábado: Rua Oscar Freire e região, Shopping Iguatemi Faria Lima e Shopping Cidade Jardim.

 

- Jantar Beneficente de Confraternização no Clube A, R$ 250,00 por pessoa com o Secretário Guilherme Mageste pelo e-mail: fbva@fbva.org.br .

 

* Contatar a empresa COLTRO VIAGENS, com Sra. Danielle Coltro para emissão de passagens e reservas de hotel pelos contatos: 11 3873-1300 – danielle@coltroviagens.com.br

 

Agradeceremos muito a participação de Vossas Senhorias a este importante evento do antigomobilismo brasileiro que propiciará um ordenamento e convergência nos interesses da nossa comunidade.

Contaremos com a participação de todas as lideranças do antigomobilismo brasileiro em nosso Jantar Beneficente que será o primeiro evento social que contribuirá com o Fundo de Solidariedade da FBVA. 

 

Estaremos à disposição de Vs. Sas. para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

 

II Workshop FBVA

Comissão Organizadora

fbva@fbva.org.br




   

Presidente dá orientações relativas à nova Diretoria da entidade

Prezados Senhores

Presidentes de clubes membros da Federação Brasileira de Veículos Antigos;

Ao acontecer o processo de sucessão de Diretoria desta Federação, buscamos entender cada vez mais, as necessidades de cada um de nossos clubes membros, bem como tentamos dar continuidade de forma prestativa e ágil, a todas as solicitações recebidas através de nosso escritório.

Cabe então a nós, a necessidade de informar aos clubes membros, que as solicitações de Certificados de Originalidade recebidas, têm sido feitas pela FBVA da seguinte forma: ao receber o material via correios no escritório sede da FBVA, em Juiz de Fora – MG, os formulários, documentos  e fotos, são analisados e preenchidos. Logo após, são enviados via Correios Sedex, para assinatura do Presidente da Federação, em São Paulo. Após sua assinatura, os documentos são devolvidos ao escritório FBVA, também via Correios Sedex, que separa a documentação de arquivo e envia aos interessados os Certificados de Originalidade.

Temos feito este processo desde o final do mês de Agosto, quando a nova Diretoria tomou posse. Assim, temos trabalhado com um prazo de até sete dias úteis para retorno do material solicitado, desde que o mesmo esteja totalmente em acordo com o que precisamos.

Pelo menos até o final de novembro, quanto ocorrerá o II Workshop FBVA, pretendemos continuar com este mesmo procedimento. Sendo que uma das pautas do II Workshop FBVA, é exatamente a definição sobre a implantação de sistema para emissão de Certificados de Originalidade de forma automatizada, gerando mais agilidade em seu envio, e economia com gastos em correios e papéis. Muito em breve, pretendemos disponibilizar esta possibilidade a nossos clubes membros.

Porém, ao enviar o material de volta, sempre o fazemos via Correios Registrado. Este tipo de envio, de acordo com o próprio website do Correios pode demorar até 07 (sete) dias úteis (contados de segunda a sexta feira) para chegar a seu destino. A modalidade Carta Registrada que utilizamos, obviamente visa amenizar os custos da Federação, sendo uma forma mais acessível, de termos um número de registro, caso o documento seja extraviado ou demore a ser entregue.

Temos recebido na FBVA, algumas solicitações de maior rapidez no envio de alguns casos específicos, principalmente quando o interessado tem o recibo de compra e venda fechado e datado. Nestes casos, muitas vezes nos é solicitado que o Certificado de Originalidade possa ser enviado por Sedex. Ocorre que muitas vezes, o valor do Sedex é bem maior até do que o que cobramos pelo Certificado! A Federação acaba pagando pela emissão deste Certificado...

Assim sendo, temos a informar que, havendo necessidade do Clube ou proprietário interessado, em ter o Certificado de Originalidade em mãos com maior rapidez (não deixando de levar em consideração nosso prazo interno para envio, que são até 07 dias úteis após recebimento), nos seja enviado junto a solicitação de placa preta, autorização expressa para que os documentos possam ser retornados na forma Sedex, devendo o reembolso à FBVA pelo envio, ser feito junto a cobrança de trimestralidades e pagamento de placas pretas trimestrais. 

Por fim, reafirmamos a necessidade de que o processo de solicitação de Certificado de Originalidade, venha completo, ou seja, com formulários devidamente preenchidos e assinados, fotos nítidas e claras, em papel específico de foto, mostrando os ângulos do veículo (frente/lateral motorista, traseira/lateral carona, painel, estofamento e motor), cópia do documento em nome do solicitante ou recibo de compra e venda assinado, datado e reconhecido em cartório. Lembramos que, para casos de veículos em nome de empresas, deverá ser anexado contrato social da mesma, onde mostra quem pode assinar por esta empresa. Em caso de alteração de cor, o documento também precisa já estar da forma correta ao ser solicitada a Placa Preta.

Tais exigências se fazem necessárias, face a seriedade e preocupação que procuramos estabelecer frente ao assunto “emissão de Certificados de Originalidade”.

Agradecemos pela atenção e nos colocamos a disposição para quaisquer dúvidas que se façam necessárias.

Cordialmente,

Roberto Suga

Presidente FBVA


                      
                                                    Comunicado aos Diretores Regionais e Presidentes de Clubes

 

Prezados Senhores

Diretores Regionais da Federação Brasileira de Veículos Antigos;

Presidentes de Clubes Membros da Federação Brasileira de Veículos Antigos.

 

Através deste, a FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos, solicita que os clubes possam informar ao escritório desta entidade, os eventos agendados com bastante antecedência.

 

Esta informação torna-se essencial, pelo fato de que buscamos estar presentes em todos os eventos de clubes filiados (pelo menos o evento anual principal do clube), seja através do Presidente FBVA ou algum membro da nossa diretoria, destacado a nos representar no evento. 

 

Além disso, ao recebermos o material de divulgação, podemos reproduzi-lo em nossas redes sociais e site FBVA, auxiliando na promoção do evento.

 

Aos nossos Diretores Regionais, solicitamos que possam nos auxiliar nesta demanda, buscando informações para nos repassar.

 

Por fim, solicitamos aos clubes membros, não esquecerem  incluir o logomarca da FBVA em seu material de divulgação, como apoio institucional. Fortalecendo assim, nosso nome e marca, junto ao meio antigomobilista e de setores que são atingidos.

 

Cordialmente,

 

Roberto Suga

Presidente FBVA



 

Henrique Thielmann dá lugar a Roberto Suga na presidência da FBVA m 2014


FBVA_Presidentes





















 

 

Após sete anos e meio como presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (2007-2014), Henrique Thielmann passou o cargo para Roberto Suga neste sábado, 16, durante o 2º Tour Paranaense de Regularidade, equivalente à terceira etapa do VI CBR 2014.

“Algumas coisas são muito importantes e não podemos deixar de falar, como no aspecto administrativo, no qual deixamos uma Federação extremamente organizada, funcionando com rapidez, competência e atendendo ao desejo dos antigomobilistas’’, comenta Henrique.

 

Um dos projetos de destaque de sua gestão foi a criação do primeiro Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos (CBR), com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e que em 2014 chegou em sua sexta edição. “Mostramos a todos que o automóvel antigo não precisa ficar parado. Ele pode e deve andar. Eu falei ao longo dos anos que automóvel foi feito para rodar, por isso é automóvel. Se fosse para ficar parado seria um ‘autofixo’. Dentro dessa linha também eu sempre falei que ninguém precisava se preocupar porque o carro não ia mudar de cor e nem de modelo. Os rallys, passeios e raids nada mais são do que passeios cronometrados. O participante pode conhecer regiões que em condições normais ele talvez nunca fosse visitar”, defende Thielmann.

 

Os eventos estáticos também receberam atenção, como os dois maiores do país, que seriam o Encontro Paulista e o Encontro Nacional de Araxá, que mais do que nunca estão sacramentados, cada um dos dois com a sua característica e público. Além disso, houve a recuperação do Encontro Sul Brasileiro, que vinha ano a ano se esvaindo e hoje voltou a ser de porte nacional com o interesse amplo de participação. O Encontro do Nordeste demonstra a força e a união, com eventos cada vez maiores, melhores e coesos com a participação de colecionadores de todos os estados da região.  “Como diz um amigo nosso, fizemos como Marechal Rondon, integramos antigomobilistas de todo o Brasil através dos rallys e de encontros estáticos“, compara Henrique.

 

O agora ex-presidente destacou também outras atividades realizadas no período, como na parte de importação de carros e de emissão de placa preta. “Podemos dizer que atingimos a meta que estabelecemos no início da nossa gestão, que foi recuperar o tecido esgarçado que existia na Federação, onde oficialmente tinha-se em torno de 50 a 60 clubes dentre os quais muitos falavam em sair da FBVA. Deixamos hoje a Federação com 120 clubes bastante integrados e fortes entre eles”.

 

Na área institucional, a diretoria 2007-2014 desenvolveu um bom relacionamento com entidades como a CBA e o governo federal. “Tivemos uma série de bons entendimentos na área governamental, inclusive recentemente conseguimos a indicação de quatro nomes para duas câmaras temáticas junto ao Contran, posição à qual a FBVA nunca pôde desfrutar e que se deu como conseqüência destes anos todos de trabalho”, comenta Henrique.

 

Na área internacional mantivemos contatos e trabalhos constantes em parceria com entidades congêneres da América do Sul, no relacionamento com a FIVA, onde inclusive, a nossa legislação é uma das  mais avançadas e com baixas restrições, no mundo.

 

Na avaliação geral, Thielmann enxergou como uma satisfação e prazer muito grande do dever cumprido. O somatório das ações gerou uma coisa que, em sua visão, realmente é o importante: “Se fizeram muitos amigos, se manteve esse relacionamento, desprovido de qualquer interesse pessoal, financeiro ou profissional. Mas sim um interesse de poder curtir, aproveitar e poder estar junto através dos automóveis antigos esse grupo de amigos”.

 

O novo presidente Roberto Suga garantiu que tem ciência do novo desafio para a Federação integrar mais ainda os clubes junto à FBVA, continuar as atividades tanto dinâmicas quanto estáticas e estimular que os clubes que não fazem parte venham a entrar na entidade. “A Federação tem o objetivo de oferecer serviços para os seus associados, para que possamos ter mais clubes e que assim a instituição possa ser mais representativa junto aos órgãos de governo para nossas reivindicações e interesses”.

 

Para Thielmann, a nova diretoria pode esperar muito trabalho: “Ela tem que ter certeza que vai ter que trabalhar muito porque as exigências e necessidades são cada vez maiores e quando se atinge um determinado patamar, sempre mais é preciso fazer, para atendimento das necessidades do grupo. A nova diretoria terá trabalho para avançar, cada vez mais e melhor. O que posso desejar é que tenha sorte, desejo e interesse em fazer isso. E lembrando um pouco Albert Einstein, quando as pessoas falavam que ele só tinha inspiração ele dizia que não, que ele tinha 10% de inspiração e 90% de expiração, ou seja, tem que ter muito suor e dedicação. São noites mal dormidas, abrir mão da família, de relacionamentos profissionais, de muita coisa para poder estar presente. Sabendo que não importa o que você faça, muitas vezes você acaba sendo lembrado por aquilo que você não fez. Desejo mais do que sorte, a certeza de que todos que estão assumindo a nova diretoria saibam a necessidade de trabalhar e se dedicar muito, não pensando em si próprio, mas na Federação e no conjunto dos colecionadores do Brasil”.

 

Suga confirmou que quer dar continuidade ao trabalho feito até hoje, desde 1987, por todas as diretorias de Federação, tentando dar mais dinamismo e aproximação junto aos clubes associados. “Nossa diretoria estará proativa nas atividades dos associados, estando presente em todos os eventos regionais e fomentar a integração dos clubes para que possam ter eventos cada vez mais fortalecidos, com a participação cada vez maior de antigomobilistas”.



 

COMUNICADOS FBVA

 

O presidente da FBVA na gestão 2007-2014 emitiu dois comunicados neste sábado, 16.

 

Venho por meio deste comunicado agradecer a toda diretoria da FBVA 2007-2014, incluindo Diretores Regionais, Internacional, Esporte e Representação Junto à FIVA que trabalharam conosco na entidade neste período, pelo apoio constante e irrestrito nesses anos de luta por uma cultura do antigomobilismo.

 

Agradecimento especial ao Guilherme Mageste e Gisele Penaqui, secretário da entidade e sua assistente, respectivamente, pois sem eles nada do operacional teria acontecido.

 

Para que a nova Diretoria, presidida por Roberto Suga, possa assumir com total liberdade para indicar os nomes que deverão ocupar tais cargos, exonero a partir desta publicação todos os diretores Regionais, Internacional, Esporte, bem como o Fiscal Junto à FIVA, agradecendo a todos eles a dedicação que tiveram à frente de suas áreas na gestão da FBVA.

 

Esta exoneração se dá no mesmo momento que, em nome da Diretoria da FBVA, gestão 2012/2014, transfiro o cargo de presidente a Roberto Suga, o que nos retira da gestão desta entidade.

 

Esta transmissão de cargo acontece neste noite do dia 16 de agosto de 2014, quando do encerramento da 3ª Etapa do VI Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos (CBR), na cidade de Curitiba-PR.

 

À nova Diretoria ficam os nossos mais sinceros votos de sucesso na gestão das atividades da FBVA.

 

Atenciosamente, Henrique Thielmann

 

O outro comunicado se trata de uma homenagem à Guilherme Mageste.

 

Guilherme,

Existem pessoas que são únicas, por várias razões, das quais cito algumas, como:

Honestidade

Caráter

Humildade

Dedicação ao que faz, e como faz

Discrição

Lealdade...

 

Chega porque senão o espaço fica pequeno.

Nestes 30 e poucos anos de conhecimento pessoal, e os sete e meio na gestão do dia a dia da FBVA, você provou com a sua competência tudo o que está citado acima e muito mais. Receba o meu pessoal agradecimento por ter sido possível este nosso trabalho conjunto. Com certeza por muitos outros anos estaremos trabalhando juntos, mas agora um ciclo se fecha. Parabéns por você ser o que é, continue e vá em frente, pois é assim que se consegue o respeito de todos.

 

Você conseguiu.

Do amigo,

Henrique Thielmann

 

Assessoria de Comunicação FBVA




 

Transmissão do cargo de presidente da FBVA será na 3ª etapa do VI CBR 2014

 

Será no encerramento do 2º Tour Paranaense de Regularidade, equivalente à terceira etapa do VI CBR 2014, a transmissão do cargo de presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos. A cerimônia será no dia 16 de agosto, sábado, em Curitiba/PR, às 21h. A nova diretoria será presidida por Roberto Suga e administrará a FBVA no biênio 2014/2016.

 

Confira a programação completa da prova:

 

Quarta-feira – 13 de agosto

A partir das 9h – Disponibilização do Livro de Bordo no site do evento e da FBVA

 

Sexta-feira – 15 de agosto

12h – Abertura do Bar/Restaurante Phoenix American Mex (Anexo ao Phoenix Studio) para almoço dos interessados, com pagamento à parte.

14h – Início da visitação ao Phoenix Studio, com acesso livre aos inscritos na prova, com término previsto para 16h.

16h – Entrega do material de bordo, bem como dos adesivos para a plotagem (obrigatória para todos os participantes)

19h30 – Coquetel de boas vindas no bar/restaurante Phoenix American Mex para os inscritos (valor já incluído na inscrição)

 

* Entre a noite de sexta-feira e a manhã do sábado estará disponível, para os inscritos na prova, o estacionamento de seus carros no Phoenix Studio.

 

Sábado – 16 de agosto

8h30 – Briefing para os participantes

9h01 – Largada do primeiro carro, no Phoenix Studio

12h30 – Previsão para início do almoço (local a ser definido, com despesas exceto bebidas, já incluídas no valor da inscrição)

16h30 – Previsão de chegada do primeiro carro (Phoenix Studio)

20h – Jantar de premiação (Bar Phoenix American Mex, anexo ao Phoenix Studio). Valor já incluído na inscrição, com bebidas à parte.

21h – Transmissão do cargo de presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos para o biênio 2014/2016.

 

As inscrições na prova já podem ser feitas no site oficial do rally: http://www.corvetteclubedobrasil.com.br/2tpr/index.html

 

O CBR é organizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e faz parte do calendário oficial de provas da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

 

Assessoria de Comunicação FBVA

ETC Comunicação - (32) 3212-0680


 

FBVA elege sua nova diretoria no XXI Encontro Nacional de Automóveis Antigos

 

A Federação Brasileira de Veículos Antigos elegeu, nesta sexta-feira, 20, em Assembleia Geral Ordinária, sua nova diretoria para o biênio 2014-2016. Roberto Suga entra no lugar de Henrique Thielmann, que presidiu a entidade nos últimos sete anos e meio.

 

Setenta e seis clubes estiveram presentes ou representados por procuração. Por sugestão do atual presidente, Suga e sua diretoria foram eleitos por aclamação aos aplausos dos presentes. O novo comandante elogiou Henrique: “A FBVA passou por um momento muito complicado há alguns anos. Thielmann era uma liderança que despontava e que assumiu o desafio. Ele conseguiu confirmar a importância da instituição, que cresceu. Só tenho a elogiar o trabalho do Henrique por tudo o que ele enfrentou nesses sete anos e meio de crescimento do antigomobilismo”.

 

Henrique salientou a importância da união de todos pela preservação do automóvel antigo. “Andorinha sozinha não faz verão. Só conseguimos o que conseguimos porque todos vocês estiveram juntos de nós, entendendo que tínhamos que levar isso para frente. O que fizemos foi conversar e aparar dificuldades e arestas”.

 

Ele também avaliou sua passagem pela presidência: “O que temos hoje é o resultado de sete anos e meio de muita luta e dedicação. Agora podemos ver claramente o fruto disso tudo. A FBVA estava esgarçada, com problemas de toda ordem. Não só reconquistamos os clubes como dobramos o número dos mesmos. Porém, mais do que crescer o número de clubes, foi o aumento no relacionamento das pessoas o mais relevante, o aumento da amizade, a certeza que o carro antigo é uma mera justificativa para ser fazer amigos. A missão foi cumprida. Saio e volto a ser apenas um colecionador que vai continuar participando dos eventos”.

Emocionado, Roberto Suga destacou a participação dos clubes na assembleia para fazer valer a vontade dos associados: “Queremos trazer os interesses de cada um junto a FBVA para que ela coordene os mesmos como uma vontade maior de toda uma comunidade brasileira”. Ele também falou sobre os próximos passos na função de presidente: “Nossa meta é fomentar o movimento cultural e esportivo que é o antigomobilismo, de uma forma que possamos conseguir cada vez mais conquistas para preservação e conservação do automóvel, sem deixar de lado o fortalecimento dos clubes nas suas atividades socioculturais e esportivas. A FBVA tem que buscar junto ao poder público formas de viabilizar os eventos estáticos e dinâmicos, além de orientar e assessorar os clubes, nas esferas jurídica e contábil, trazendo recursos para termos eventos mais fortalecidos e para os clubes organizarem suas atividades”.

 

Para facilitar a transição, Henrique Thielmann continua respondendo como presidente por 60 dias. Ao final deste prazo, Suga assume a entidade.

 

Confira a Diretoria Executiva eleita:

 

Diretor Presidente – ROBERTO SUGA (Chevrolet Clube do Brasil de Carros Antigos)

 

Vice-Presidente Administrativo - ADOLPHO SÉRGIO RAMOS MASSA (Alfa Romeo Clube do Brasil)

 

Vice-Presidente Financeiro – ALTAIR MANOEL (Veteran Car Club de Florianópolis)

 

Vice-Presidente Jurídico – FERNANDO ANTONIO MARQUES (Veteran Car Club do Brasil – Clube de Veículos Antigos de Brasília)

 

Vice-Presidente Técnico – OTÁVIO PINTO DE CARVALHO (Instituo Cultural Veteran Car Club do Brasil – Minas Gerais).

 

O Conselho Fiscal para o biênio 2014/2016 ficou definido assim:

 

Titulares:

ANDRÉS RAIMUNDO FEDERICO PESSERL (Veteran Car Club de Criciúma);

ANTONIO CARLOS LOPES (Chevrolet Clube de Carros Antigos do Brasil);

PAULO AIRTON DE OLIVEIRA GOMES (Clube do Carro Antigo do Piauí).

 

Suplentes

FERNANDO ANTONIO MIRANDA (Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco);

JOSÉ PAULO AFONSO DE SOUSA (Veteran Car Club do Brasil – Clube de Veículos Antigos de Brasília);

 PAULO TADEU BRUDZINSKI (Veteran Car Club do Brasil – Paraná).

 

Foram eleitos como membros do Conselho Consultivo para o mesmo período:

 

OG POZZOLLI (Chevrolet Clube do Brasil de Carros Antigos);

HENRIQUE  EDUARDO FERREIRA HARGREAVES (Veteran Car Club do Brasil – Clube de Veículos Antigos de Brasília);

CAETANO CARMIGNANI (Clube de Veículos Antigos de Piracicaba);

JOSÉ CÂNDIDO MURICY NETO (Veteran Car Club do Brasil – Rio de Janeiro);

JOSÉ EDNÚBIO BRAGA VASCONCELOS (Veteran Car Club – Ceará).

 

Assessoria de Comunicação

ETC Comunicação: (32) 3212-0680




Volte ao site retroauto.
Volte à página inicial.

 
   
 

© Copyright - Site Garace D'Époque - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.


 

  Site Map