COMUNICADO IMPORTANTE

PROJETO EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS NO PORTAL AUTO SHOPPING


AMA_Shopping_Portal













ORGANIZAÇÃO: PORTAL AUTO SHOPPING


AMA_logo_Congonhas_2106
























ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE ANTIGOMOBILISMO

Em fevereiro de 2017, o PORTAL AUTO SHOPPING idealizou a realização de “EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS NO PORTAL AUTO SHOPPING” objetivando a reunião de proprietários, apreciadores e simpatizantes de veículos antigos promovendo uma maior aproximação e estimulando o espírito de coletividade; preservação da cultura automobilística de época; esclarecimento da opinião pública sobre a importância da preservação da história do Antigomobilismo; utilização de redes sociais e eletrônicas visando a promoção de trocas de informações e experiências; e organização de eventos de caráter social e cultural.

Os três primeiros eventos fechados entre o PORTAL AUTO SHOPPING e os Clubes convidados foram: EXPOSIÇÃO DE FUSCAS DO PORTAL AUTO SHOPPING, com a participação da FUSCARADA (Contagem) em 11/02; ENCONTRO DE ÔMEGAS NO PORTAL AUTO SHOPPING, com a participação do CLUBE DO ÔMEGA MG (Belo Horizonte) em 26/03; e ENCONTRO DO FIAT 147 NO PORTAL AUTO SHOPPING, com a participação do 147 MOTIVOS CLUB MG (Belo Horizonte) em 09/04.

Buscando uma maior aproximação com a Comunidade Antigomobilística, o PORTAL AUTO SHOPPING fechou uma parceria inédita com a ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE ANTIGOMOBILISMO (A.M.A) em que as duas Instituições promoverãoconjuntamente as Exposições, aproveitando a excelente infraestrutura oferecida pelo PORTAL AUTO SHOPPING e a experiência da A.M.Acom os seus mais de 140 Clubes filiados.

Nas Exposições mencionadas anteriormente, a A.M.A. participou como convidada e a partir da próxima edição, no dia 07 de maio, durante a EXPOSIÇÃO DE OPALAS NO PORTAL AUTO SHOPPING, a A.M.A. participará também na organização do evento conjuntamente com o shopping e sua logomarca estará estampada em todo o material publicitário.

A infraestrutura do PORTAL AUTO SHOPPING compreende a utilização do 4º Piso do shopping, com mais de 180 vagas, áreas cobertas e ao ar livre para exposição dos carros (à escolha dos Clubes), música ao vivo ou mecânica (à escolha dos Clubes), Praça de Alimentação, Banheiros e Play Ground para a criançada (cama elástica, monitoria, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce).

Com relação à A.M.A., todos os seus Clubes filiados poderão participarem da Exposição mensal, que poderá acontecer no sábado ou domingo e na data que o Clube escolher.

Todos os meses, um ou mais Clubes (no máximo, 03 Clubes) ficarão responsáveis pela Exposição, a depender do número de carros e contarão com os apoios do PORTAL AUTO SHOPPING E A.M.A. no tocante a produção do material publicitário e divulgação do evento nas redes sociais e imprensa.

Além disto, o shopping promoverá a distribuição de vários brindes dos seus parceiros aos Antigomobilistas presentes.

O evento é gratuito e aberto a todos que queiram participarem e aprimorarem os seus conhecimentos da Cultura Antigomobilística de época, sendo inclusive reservado um espaço para estacionamento dos carros antigos que não estejam participando diretamente da Exposição.

Contamos com o apoio de todos vocês!




Associação Mineira de Antigomobilismo compareceu à uma audiência com o 1º Secretário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Estadual Rogério Correia.

2017_Reuniao_Assembleia_Mars_2017





























Nesta semana, a Associação Mineira de Antigomobilismo compareceu à uma audiência com o 1º Secretário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Estadual Rogério Correia.

Na pauta, discussão sobre o aumento expressivo e inexplicável dos valores da Tabela do IPVA / 2017 para os veículos antigos e solicitação do apoio ao retorno da Isenção Automática do IPVA para veículos com 25 ou mais anos de fabricação.

Na ocasião, o Deputado Rogério Correia reiterou o seu apoio à nossa Associação e comprometeu-se a encaminhar as nossas reivindicações ao Governador Fernando Pimentel e ao Presidente da Assembléia Legislativa de Minas gerais, Deputado Estadual Adalclever Lopes, para as devidas avaliações e providências.

Importante mencionar os apoios já assumidos publicamente do Deputado Federal Mauro Lopes (Pai do Deputado Estadual Adalclever Lopes) e do Deputado Estadual Duarte Bechir.

Compareceram a audiência, Antônio do Monte Furtado Filho (Presidente da Associação Mineira de Antigomobilismo), Francis Castaings (Proprietário do Site oficial da AMA – www.retroauto.com.br) e Luigi Kevin (Presidente do 147 Motivos Club – Belo Horizonte) que entregaram um Certificado de Homenagem da Associação Mineira de Antigomobilismo ao Deputado Rogério Correia.


13 de março de 2017



  DIRETORIA DA AMA (
 Associação Mineira de Antigomobilismo ) REALIZA MAIS UMA REUNIÃO ITINERANTE - MAIO 2016




Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(50)


































Amigos Antigomobilistas,


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(57)


































A Diretoria da AMA marcou presença neste dia 21 de maio na cidade de Mariana onde realizou sua 3ª reunião na gestão 2016/2018.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(64)


































Em cumprimento a um planejamento prévio, a AMA está realizando suas reuniões bimestrais em cidades-núcleos pelo interior de Minas Gerais com o objetivo de estreitar os laços de apreço e amizade com clubes e antigomobilistas.

É sem dúvida uma grande oportunidade de se conhecer cada região do Estado, suas particularidades e características, e assim atuar na cooperação com os clubes parceiros.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(61)


































A reunião contou com a presença maciça de sua diretoria sendo presidida por Antônio do Monte Furtado Filho. Presentes também o Vice-presidente José Célio Fonseca da Cunha, Diretor de Planejamento Marco Túlio Ramos Landim, Diretor Técnico Milton Oliveira Sálvio, Diretor Financeiro José Geraldo Braga Ferreira, Diretor de Relações Públicas Rogério Pinto Machado, Diretor de Comunicação André Candreva além dos diretores regionais Robson dos Santos Elias (Alto Paraopeba), Cornélio José da Silva (Inconfidentes) e Junio Henrique da Silva (Centro) - representando o clube de Mariana. Edson Pereira Filho representou os membros do conselho consultivo da entidade.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(134)


































Marcaram presença os representantes dos clubes de Ponte Nova - Ferrugem na Veia PN, presidido por Ronaldo Soares, Santa Bárbara, Ouro Preto, Cachoeira do Campo e Itabirito.

Um grande número de antigomobilistas tomou conta da praça da Matriz. A reunião aconteceu no botequim São Pedro Choperia localizado ao lado da praça.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(62)

































A cobertura especializada ficou por conta do Portal Retroauto, do amigo e parceiro Francis Castaings.

Foi uma tarde agradável e a reunião foi calorosa, dado ao grande número de presentes, todos atentos às explanações do Presidente Antônio Furtado que exemplificou de maneira clara como é o cenário antigomobilistas NACIONAL e como estava o cenário antigomobilista MINEIRO até o surgimento da AMA em 31 de janeiro desde ano. Destacou ainda a missão da entidade, suas iniciativas, o quadro societário, a estrutura organizacional e a relação dos 80 clubes filiados até o momento divididos por suas regiões.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(96)

































Antônio Furtado falou ainda do portfólio de serviços que a entidade oferece aos clubes parceiros e das consultorias feitas até o momento a clubes das cidades de Belo Horizonte, Barbacena, Nova Lima, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Patos de Minas, Mariana, Ponte Nova e a Cachoeira do Campo (distrito de Ouro Preto). E ainda exibiu os dados estatísticos das divulgações de eventos - foram 109 já divulgados até o dia 21/05 e ainda 57 outros previstos no calendário da AMA.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(81)


































Antônio Furtado concluiu sua fala destacando a união e concretização dos sonhos e ideais dos clubes mineiros.

Após a fala do Presidente a palavra foi franqueada a todos os presentes que manifestaram e ratificaram seu apoio à AMA mostrando que estamos no caminho certo ao unirmos os clubes antigomobilistas mineiros refazendo sua história.

Durante a reunião ocorreu a filiação oficial do clube Ferrugem na Veia PN na pessoa de seu presidente.

O grande destaque ficou por conta da maciça presença da Diretoria da Entidade numa demonstração de força e união em prol da causa antigomobilista.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(75)

































Mas o brilho maior ficou por conta do bem organizado bate-papo dos antigomobilistas de Mariana que, de uma forma calorosa, abraçaram a todos que ali marcaram presença.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(102)


































A próxima reunião da Entidade acontecerá na região centro-oeste em data e local a serem definidos em breve.

Até a próxima...

André Candreva

Diretor de Comunicação.

NOTA: Em agosto de 2016 a AMA já conta com 106 clubes filiados em Minas Gerais




Na estrada em comboio. 


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(24)








































As belas paisagens em Minas Gerais. 


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(17)








































Belas construções e amigos caninos.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(22)








































O Ford Landau do presidente da AMA. Saiba mais sobre este grande Ford.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(25)








































Um Ford Maverick com uma preparação interessante: Motor Ford Falcon americano e dupla carburação Holley. Saiba mais sobre o Maverick.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(42)








































Um Ford Corcel II. Leia mais sobre o cavalo brasileiro.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(36)









































Um belo sedã Aero-Willys. Saiba mais sobre este sedã.



Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(26)







































Este Fusca anda muito bem!


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(29)








































Uma VW Kombi famosa nos encontros. Saiba mais.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(51)








































Um Rural Willys 4 x 4, ou seja, tração nas quatro rodas.

Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(41)







































Um Chevrolet Master 1941. Saiba mais.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(54)







































Um belo Mercedes-Benz 220 S.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(28)








































Um Chevrolet Chevette 1975. Leia mais sobre o pequeno GM.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(38)








































Uma interessante Chevrolet Caravan com o mapa da Rota Real pintado no capô.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(46)








































Um Chevrolet Opala. Leia mais sobre este sucesso da GM.



Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(53)








































Uma picape Chevrolet C-10 sempre presente.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(148)








































Um interessante Crosley americano.

Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(39)









































E as motocicletas.


Ama_Reuniao_Mariana_Maio_2016_(32)









































Acompanhe as próximas reuniões. Sempre com novos assuntos e vários belos veículos. Show de Rodas!







2ª REUNIÃO DA DIRETORIA DA AMA


Barbacena_AMA_Abril_2016_(26)
































 

Associação Mineira de Antigomobilismo (AMA) reunião em Barbacena, abril de 2016


Barbacena_AMA_Abril_2016_(9)



























 




Amigos Antigomobilistas,

A Diretoria da Associação Mineira de Antigomobilismo, em sua 2ª reunião realizada dia 02/04, deu continuidade ao seu plano de ações em prol dos clubes mineiros.

A reunião itinerante aconteceu na cidade de Barbacena - núcleo Vertentes, e contou com participação dos antigomobilistas da região e dos clubes anfitriões - Sociedade do Carro Antigo de Barbacena - SCAB, representados por Claudio Eduardo Mazzoni (Diretor Estratégico)   e Ernandes Ramos, Presidente e Vice-Presidente respectivamente e Opaleiros de Barbacena, representados por Renato Mauro (Presidente), Ubiratan Alves e Fabiano Santos.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(55)

































Representando a AMA estiveram presentes Antônio do Monte Furtado Filho, Presidente da Entidade e Presidente do Clube Galaxeiros das Gerais, João Batista Jorge Pinto Filho, Vice-Presidente e Presidente do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima, Marco Túlio Ramos Landim, Diretor de Planejamento e Presidente do Clube do Puma MG e André Candreva, Diretor de Comunicação da Entidade e do Clube de Autos Antigos de Congonhas.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(24)
































Marcaram presença também os diretores regionais da Entidade, Cornélio José da Silva (Clube do Carro Antigo de Cachoeira do Campo) Núcleo Inconfidentes, Robson dos Santos Elias (Clube de Autos Antigos de Congonhas) Núcleo Alto Paraopeba e Renato Mauro de Paiva Oliveira (Opaleiros de Barbacena) Núcleo Vertentes além dos membros do Conselho Consultivo José Célio Fonseca da Cunha (Clube Garagem Antiga/Conselheiro Lafaiete) e Ernandes Ramos (Sociedade do Carro Antigo de Barbacena).


Barbacena_AMA_Abril_2016_(49)

































A reunião teve a presença de Francis Castaings que fez a cobertura para o Portal Retroauto.

Antônio Furtado iniciou os trabalhos detalhando as premissas básicas da Entidade, com o auxílio de uma apresentação eletrônica, abordando e discutindo os seguinte temas:

> Histórico do Antigomobilismo no Estado

> Importância do Antigomobilismo mineiro a nível nacional

> Crescimento e amadurecimento dos objetivos e ideais

> Antiga reivindicação dos Antigomobilistas

> Nova ordem e classe emergente

> Ação inédita a nível nacional

> Trabalho Voluntário – doação pela causa


Barbacena_AMA_Abril_2016_(76)


































Na seqüência discorreu sobre as missões da Entidade, seu quadro societário e principalmente sua estrutura, que está assim atualmente composta:

Diretoria: Presidente e Vice-Presidente

Diretores especializados: Planejamento, Financeiro, Técnico, Relações Públicas e Comunicação

Diretorias Regionais: Inconfidentes, Alto Paraopeba, Vertentes, Triângulo Mineiro/Uberlândia, Triângulo Mineiro/Uberaba, Planalto do Araxá, Alto Paranaíba e Sul.

Detalhou ainda o Conselho Consultivo e sua importância para a Entidade.

Logo após listou os 75 clubes que, até o momento, aderiam à causa da Entidade divididos por regiões além do mapa por distribuição geográfica.



Barbacena_AMA_Abril_2016_(100)

































A região metropolitana da Capital Mineira concentra o maior número de clubes: 23 no total. Alto Paraopeba com 10 clubes, Inconfidentes com 4, Campos das Vertentes com 5 e Zona da Mata com 3 clubes. A região do vale do aço possui 3 clubes filiados, no sul de Minas são 9, Planalto de Araxá um clube, Alto Paranaíba 6 clubes, Triângulo Mineiro 3 clubes, Oeste de Minas conta com 7 clubes e a região Norte do Estado com 1 clube.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(117)

































Antônio do Monte concluiu sua palestra destacando a fundação da AMA como sendo um marco na história dos clubes mineiros que criaram uma nova imagem no antigomobilismo nacional. Destacou ainda que essa união possibilitará a concretização dos sonhos e ideais dos antigomobilistas mineiros além de ampliar o culto à memória do automóvel antigo no Estado.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(119)

































Durante sua fala, Antônio do Monte convidou o presidente da SCAB, Claudio Eduardo Mazzoni, para assumir uma Diretoria estratégica da Entidade que será constituída em breve, cujo intuito é dinamizar ainda mais sua área de atuação perante os clubes mineiros.

Ao final todos os membros participantes também expressaram suas opiniões acerca dos assuntos em tela e deixaram suas mensagens apostando no sucesso da Associação Mineira de Antigomobilismo.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(127)
































 

Ubiratan Alves e Renato Mauro (Opaleiros de Barbacena) passaram às mãos do Presidente da Entidade Antônio Do Monte Furtado Filho, uma homenagem em agradecimento pela iniciativa em defender os interesses do clubes mineiros.



Presenças


Marco Túlio Landim, Antônio Furtado e Cornélio José da Silva  


Barbacena_AMA_Abril_2016_(7)








































Jorge Filho (Presidente do Clube de Nova Lima), Renato Mauro (Opaleiros de Barbacena) e Presidente da AMA Antônio Do Monte Furtado Filho. 


Barbacena_AMA_Abril_2016_(2)







































A simpatia dos pais de Jorge Filho.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(5)







































O presidente da SCAB (Sociedade do Carro Antigo de Barbacena) Claudio Eduardo Mazzoni e Jorge Filho.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(18)







































Fabiano (Opaleiros BQ) e Jorge Filho.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(71)








































Dr. Antônio Do Monte Furtado Filho e André Candreva.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(95)








































Ernandes Ramos e Dr. Antônio Do Monte Furtado Filho.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(47)







































Renato Mauro e Ubiratan Alves (Opaleiros de Barbacena) e Ernandes Ramos.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(135)







































Robson dos Santos Elias (Clube de Autos Antigos de Congonhas). 



Barbacena_AMA_Abril_2016_(162)










































Autos antigos presentes. 


Chevrolet Fleetline 1951 seis cilindros. 


Barbacena_AMA_Abril_2016_(207)









































Chevrolet Opala Caravan 4.1/S.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(21)







































Chevrolet Opala cupê 250 S. Leia mais.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(11)







































Chevrolet Opala Diplomata 4.1/S


Barbacena_AMA_Abril_2016_(31)







































Dodge Polara GLS. Saiba mais.

Barbacena_AMA_Abril_2016_(35)







































Ford Escort XR-3.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(220)








































Farus 1.8.


Barbacena_AMA_Abril_2016_(222)






































Texto André Candreva. Fotos Francis Castaings site Retroauto.




Próxima reunião: 21 de maio de 2016 em Mariana, Minas Gerais.




                                            

                                              Associação Mineira de Antigomobilismo - AMA



AMA_logo_Congonhas_2106














































Associação Mineira de Antigomobilismo (AMA) inicia seus trabalhos em Fevereiro de 2016

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(76)



























A Associação Mineira de Antigomobilismo deu o pontapé inicial em suas atividades com a presença de toda a diretoria (empossada no dia 31 de janeiro) durante a realização da 1ª reunião da entidade que aconteceu no dia 20 de fevereiro, nas dependências do restaurante Café Paddock localizado às margens da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.


AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(17)

































Além dos membros da diretoria participaram também diversos representantes de clubes mineiros que contribuíram efetivamente nas discussões em pauta.

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(25)































 

O principal assunto dessa primeira reunião foi a formalização do estatuto da entidade que foi apresentado pelo seu Presidente, Antônio do Monte Furtado Filho.

 

O estatuto foi elaborado de acordo com uma rigorosa pesquisa feita durante vários meses e abrange por completo o universo do automóvel antigo, mas será ainda avaliado por todos os membros que compõe a diretoria da AMA, sendo passível de ajustes ou alterações se for necessário.

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(26)































 

Em uma reunião tranquila e até descontraída, inúmeras dúvidas foram pontuadas e devidamente esclarecidas. E diversas sugestões foram também acolhidas e discutidas com muita maturidade mostrando que os representantes da entidade estão empenhados na transformação da causa, mostrando seriedade, competência e transparência.

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(62)





























 




O próximo passo será a elaboração da ata desta reunião que deverá ser aprovada na reunião seguinte pela maioria dos membros da diretoria.

 

Durante a reunião foram contabilizados a adesão de mais 6 novos clubes à AMA totalizando 56.

 

O processo de legalização da entidade está em curso que passará agora a ter também a ata de fundação.


AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(1)































Após a realização dessa reunião inaugural, tem-se a certeza de que a entidade começa a tomar forma e será um sucesso.

Durante a reunião foram contabilizados a adesão de mais novos clubes à AMA totalizando 60!

O convite para a próxima reunião AMA.

AMA_Convite_Barbacena_2016

























 

André Candreva

Diretor de Comunicação

Associação Mineira de Antigomobilismo – AMA

Gestão 2016/2018



 



Presenças.

AMA_COREL_13









Doutor Antônio do Monte Furtado filho, em pé, e Marco Túlio Ramos Landim.

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(35)







































José Geraldo presidente do Clube de Irabirito e José Célio Fonseca da Cunha (Clube Garagem Antiga de Conselheiro Lafaiete)

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(72)







































Silvana Khoury Bernardes de Oliveira presidente do Clube do Fusca de BH.

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(57)







































Cornélio José de Cachoeira do Campo e sua esposa. 

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(3)







































O diretor de domunicação André Sanches Candreva (Clube de Autos Antigos de Congonhas) que, junto com o Presindete Anônio Furtado, conduziram os trabalhos muito bem. E Milton Oliveira Sálvio (Clube Dekaweanos das Gerais).

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(52)







































Robson dos Santos Elias (Clube de Autos Antigos de Congonhas e JeeProfetas), José Célio e Edson do Carmo Pereira (Opaleiros da Real de Congonhas).

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(26)







































Leonard Rockfeller vice-presidente dos Galaxeiros das Gerais com José Geraldo e André Candreva.

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(24)









































Milton com Diretor de Relações Públicas Rogério Machado Pinto (Clube do Carro Antigo de Bello Horizonte), Robson Elias e José Célio. 


AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(67)







































Elis Regina (a esquerda) esposa do Presidente Antônio so Monte Furtado Filho.

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(14)







































O diretor de Planejamento Marco Túlio Ramos Landim (Clube do Puma MG) e Edson Pereirra.

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(21)











































Alguns Antigos. 


Chevrolet C-10 picape da década de 70.


AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(77)







































Um VW Kombi bem caprichada. 

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(79)







































Outra sempre presente mos eventos.

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_2016__(81)







































Um Volkswagen 1300

AMA_primeira_Reuniao_Fevereiro_VW_Verde_1300













































Ótima reunião, ótimo local! A cada evento o AMA se torna mais unido!




PLACA PRETA
 

CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE (PLACA PRETA)

AMA_Placa_Preta






















 

Todas as Resoluções e Portarias que regulamentam a emissão de Certificados de Originalidade:

RESOLUÇÃO Nº 56, DE 21 DE MAIO DE 1998

Disciplina a identificação e emplacamento dos veículos de coleção, conforme dispõe o art. 97 do Código de Trânsito Brasileiro.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e conforme o Decreto nº 2.327, de 23 de setembro de 1997, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:

Art. 1º São considerados veículos de coleção aqueles que atenderem, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

I - ter sido fabricado há mais de trinta anos;

II - conservar suas características originais de fabricação;

III - integrar uma coleção;

IV - apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN.

§ 1º O Certificado de Originalidade de que trata o inciso IV deste artigo atestará as condições estabelecidas nos seus incisos I a III e será expedido por entidade credenciada e reconhecida pelo DENATRAN de acordo com o modelo Anexo, sendo o documento necessário para o registro.

§ 2º A entidade de que trata o parágrafo anterior será pessoa jurídica, sem fins lucrativos, e instituída para a promoção da conservação de automóveis antigos e para a divulgação dessa atividade cultural, de comprovada atuação nesse setor, respondendo pela legitimidade do Certificado que expedir.

§ 3º O Certificado de Originalidade, expedido conforme modelo constante do Anexo desta Resolução, é documento necessário para o registro de veículo de coleção no órgão de trânsito.

Art. 2º O disposto nos artigos 104 e 105 do Código de Trânsito Brasileiro não se aplica aos veículos de coleção.

Art. 3º Os veículos de coleção serão identificados por placas dianteira e traseira, neles afixadas, de acordo com os procedimentos técnicos e operacionais estabelecidos pela Resolução 45/98 - CONTRAN.

 

Art. 4º As cores das placas de que trata o artigo anterior serão em fundo preto e caracteres cinza.

Art. 5º Fica revogada a Resolução 771/93 do CONTRAN.

Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

RENAN CALHEIROS - Ministério da Justiça

ELISEU PADILHA - Ministério dos Transportes

LINDOLPHO DE CARVALHO DIAS – Suplente - Ministério da Ciência e Tecnologia

ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA - Ministério do Exército

LUCIANO OLIVA PATRÍCIO – Suplente - Ministério da Educação e do Desporto

GUSTAVO KRAUSE - Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia Legal

BARJAS NEGRI – Suplente - Ministério da Saúde

 

ANEXO (identificação da Entidade) CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE Certifico que o veículo cujas características são abaixo descritas, tendo sido examinado, possui mais de 30 anos de fabricação; é mantido como objeto de coleção; ostenta valor histórico por suas características originais; mantém pleno funcionamento os equipamentos de segurança de sua fabricação, estando apto a ser licenciado como Veículo Antigo, pelo que se expede o presente Certificado de Originalidade. 



Veículo: marca, tipo, modelo, ano de fabricação, placa atual (nome da cidade, sigla do Estado, data), assinatura do responsável pela Certificação (nome por Extenso), (qualificação junto à entidade) e (endereço e telefone da entidade).

Portaria nº 3 - de 8 de Junho de 1998 - DENATRAN 



Artigo 1º - Fica a Federação Brasileira de Veículos Antigos, autorizada a emitir os certificados de originalidade. 

1º - Os clubes e entidades antigomobilista poderão emitir os certificados de originalidade, desde que autorizados pela Federação Brasileira de Veículos Antigos. 



2º - As instituições de que trata o parágrafo anterior devem possuir caráter de pessoa jurídica, sem fins lucrativos, instituída para a promoção da conservação de veículos antigos e para divulgação de atividades cultural de comprovada atuação neste setor.

Artigo 2º - Os certificados de originalidade de veículos de coleção farão parte integrante da documentação de regularização aos DETRANS, que emitirão o CRV - Certificado de Registro de Veículo, caracterizando a nova modalidade do veículo com a expressão: "Veículo de Coleção", e as placas de identificação de acordo com o art. 4º da Resolução nº 56 - CONTRAN de 21 de Maio de 1998.


Único - As placas atuais obedecerão ao dispositivo no art. 1º da Resolução nrº 45 CONTRAN de 21 de Maio de 1998.




Artigo 3º - A Federação Brasileira de Automóveis Antigos enviará anualmente ao DENATRAN o controle de emissão dos Certificados de originalidade. 



Artigo 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. 



JOSE ROBERTO DE SOUZA DIAS - Diretor

Portaria nº 28 - de 26 de Novembro de 1998 - DENATRAN• 



Art 1º - Revogar os parágrafos do Art. 1º da Portaria nº 03 - DENATRAN, de 08 de junho de 1998. 



Art 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

GIDEL DANTAS QUEIROZ

Resolução nº 127, de 06 de agosto de 2001. Altera o inciso I do artigo 1º da Resolução no 56, de 21 de maio de 1998 - CONTRAN, e substitui o seu anexo.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO-CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme Decreto no 2.327, de 23 de setembro de 1997, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve: 



Art. 1 O inciso I do artigo 1º da Resolução no 56, de 21 de maio de 1998 - CONTRAN, passa a vigorar com a seguinte redação:Art. 1º I. ter sido fabricado há mais de trinta anos.

Art. 2º O Certificado de Originalidade de que trata o § 3o do art. 1o da Resolução no 56, de 21 de maio de 1998 - CONTRAN, será expedido conforme modelo constante do anexo desta Resolução

Art. 3º.

Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 



JOSÉ GREGORI - Ministério da Justiça - Titular

CARLOS ALBERTO F. DOS SANTOS - Ministério do Meio Ambiente - Representante

LUCIANO OLIVA PATRÍCIO  - Ministério da Educação - Suplente 



JOSÉ AUGUSTO VARANDA - Ministério da Defesa - Suplente 



CARLOS AMÉRICO PACHECO - Ministério da Ciência e Tecnologia - Suplente 



OTAVIO AZEVEDO MERCADANTE - Ministério da Saúde - Representante

RAIMUNDO DANTAS DOS SANTOS - Ministério dos Transportes - Representante




                                                        Clubes mineiros vivem nova fase no cenário antigomobilista


AMA_Clubes_Pagina_Garage_(1)
























 










 

Antigo desejo de um grande número de antigomobilistas mineiros, a Associação Mineira de Antigomobilismo – AMA, nasceu respaldada por tradicionais clubes do Estado para suprir principalmente a falta de representatividade existente entre a maioria deles.


AMA_Clubes_Pagina_Garage_(22)































 


Estima-se que existam no Estado cerca de 70 clubes de antigomobilismo, formais ou não, e a AMA prevê um futuro promissor para o segmento. Desde o dia 31 de janeiro, data de sua fundação, a associação já conta com 50 clubes filiados e muitos outros estão por confirmar sua adesão.

 

A entidade surgiu com o compromisso de revolucionar o movimento antigomobilista mineiro fomentando a união entre os clubes e estimulando seu espírito de coletividade.

 

Mas, devido ao seu recente lançamento, ainda não começou a atuar de fato. É que somente após a primeira reunião de seus membros, marcada para o dia 20 de fevereiro, será dado o pontapé inicial em seus propósitos perante os clubes filiados.

 

Tanto a diretoria quanto o conselho consultivo foram empossados na solenidade de lançamento da AMA, que ocorreu durante a realização do 33º bate-papo dos automobilistas de Congonhas e região, evento esse que reuniu cerca de 250 veículos no entorno da estação ferroviária da cidade dos profetas e mais de 500 pessoas entre antigomobilistas, admiradores e curiosos.


AMA_Fundacao_Congonhas_33_bate_papo_(368)
































 

No curso de seu lançamento, os principais objetivos da entidade foram destacados na fala de seu Presidente, Antônio do Monte Furtado Filho - um homem sério e abnegado pela causa antigomobilista. São eles:

Elaboração de um Calendário Anual de Eventos que atenda aos diversos interesses dos clubes associados e que permita uma maior mobilidade dos antigomobilistas entre os mesmos;

Reunião de proprietários, apreciadores e simpatizantes de veículos antigos, promovendo uma maior aproximação e estimulando o espírito de coletividade;

Preservação da cultura automobilística de época;

Esclarecimento da opinião pública sobre a importância da preservação da história do Antigomobilismo;

Utilização de redes sociais e eletrônicas visando a promoção de trocas de informações e experiências entre a Associação, os clubes e seus associados;

Consultoria na organização de eventos de caráter social e cultural, desfiles e exposições de veículos antigos;

Cooperação com a sociedade, poderes públicos, empresariado, comércio e associações objetivando a defesa do antigomobilismo;

Incentivar o desenvolvimento de imprensa especializada;

Valorização dos Museus de Veículos Antigos;

Apoio ao comércio especializado de veículos antigos e autopeças;



A AMA pretende ainda abrigar em seu quadro societário além a imprensa especializada, museus de veículos antigos e empresas cujo segmento seja o de comércio especializado (oficinas, agências de veículos e lojas de autopeças).


AMA_Fundacao_Congonhas_33_bate_papo_(23)
































A diretoria eleita para a gestão 2016/2018 ficou assim composta:

 

• Presidente: Antônio do Monte Furtado Filho (Associação Galaxeiros das Gerais)

 Vice-Presidente: João Batista Jorge Pinto Filho (Clube de Veículos Antigos de Nova Lima)

Diretor de Planejamento: Marco Túlio Ramos Landim (Clube do Puma MG)

•Diretor Técnico: Milton Oliveira Sálvio (Clube Dekaweanos das Gerais)

•Diretor Financeiro: Silvana Khoury Bernardes de Oliveira (Clube do Fusca BH)

•Diretor de Relações Públicas: Rogério Machado Pinto (Clube do Carro Antigo de Bello Horizonte)

•Diretor de Comunicação: André Sanches Candreva (Clube de Autos Antigos de Congonhas)

 

Para a Diretoria Regional os escolhidos foram: 


AMA_Fundacao_Congonhas_33_bate_papo_(268)
































Diretor Regional Inconfidentes - Cornélio José da Silva (Clube de Carros Antigos de Cachoeira do Campo); 

Diretor Regional Alto Paraopeba - Robson dos Santos Elias (Clube de Autos Antigos de Congonhas e JeeProfetas); 

AMA_Fundacao_Congonhas_33_bate_papo_(233)
































Diretor Regional Vertentes e Zona da Mata - Renato Mauro de Paiva Oliveira (Clube Opaleiros de Barbacena); 

Diretor Regional do Alto Paranaíba - Thiago Bicalho Teixeira (Old Car Brothers - Patos de Minas) e 

Diretor Regional Sul de Minas  - Marcus Vinicius Gomes Pinto (Gasolina na Veia e Ferrugem na pele) 




Para o Conselho Consultivo da AMA foram empossados os seguintes representantes: 

AMA_Fundacao_Congonhas_33_bate_papo_(276)
































José Geraldo Braga Ferreira (Clube Itabirito de Carro Antigo); 

José Célio Fonseca da Cunha (Clube Garagem Antiga de Conselheiro Lafaiete); 

Ernandes Ramos (Sociedade do Carro Antigo de Barbacena); 

AMA_Fundacao_Congonhas_33_bate_papo_(281)































Bruno Beleza Beltrão (Portal do Fusca de BH) e Edson do Carmo Pereira (Opaleiros da Real de Congonhas).

AMA_Fundacao_Congonhas_33_bate_papo_(283)

































 

 

Os clubes antigomobilistas filiados até o momento são:


Associação Galaxeiros das Gerais


AMA_Clubes_Pagina_Garage_Galaxeiros_BH_Minas

























Clube do Carro Antigo de Belo Horizonte 

Clube do Puma MG


AMA_Clubes_Pagina_Garage_Pumna









































Clube do Fusca Belo Horizonte

AMA_Clubes_Pagina_Garage_Fusca_BH










































Clube Portal do Fusca
 
 

Clube Dekaweanos das Gerais


AMA_Clubes_Pagina_Garage_DKW_Gerais










































Clube The Bugs

Clube Ratoramas

Clube Opaleiros de Barbacena 

Clube Itabirito de Carros Antigos

Clube de Carros Antigos de Cachoeira do Campo




AMA_Clubes_Pagina_Garage_Cachoeiro_do_Campo
































Clube Garagem Antiga (Conselheiro Lafaiete)

AMA_Clubes_Pagina_Garage_Garagem_Antiga_Cons



























Clube de Autos Antigos de Congonhas



AMA_Clubes_Pagina_Garage_Congonhas

























































Jeepprofetas (Congonhas) 


AMA_Clubes_Pagina_Garage_JeeP_Profetas




























Clube do Quadrado (Congonhas) 

AMA_Clubes_Pagina_Garage_CClube_Quadrado









































Opaleiros da Real (Congonhas) 

AMA_Clubes_Pagina_Garage_Congonhas_Opaleiros










































Uno Clube Congonhas 

AMA_Clubes_Pagina_Garage_Uno_Clube













Escorteiros de Congonhas

Clube de Veículos Antigos de Nova Lima


AMA_Clubes_Pagina_Garage_Clube_Nova_Lima











































Associação Perdoense de Carros Antigos

Associação Sandumonense de Antigomobilismo

Clube de Veículos Antigos de Lavras

Sociedade do Carro Antigo de Barbacena

Associação de Veículos Antigos de Leopoldina

Clube Autos Antigos de Mariana

Clube do Carro Antigo Viçosa

Associação de Veículos Antigos de Sete Lagoas

Clube do Carro Antigo de Capim Branco

Antigomobilistas de São João Del Rei

Galaxeiros do Triângulo

AMA_Clubes_Pagina_Garage_Galaxeiros_Triangulo










































Volks Clube - Nova Lima 


AMA_Clubes_Pagina_Garage_VW_Nova_Lima













































Gasolina na Veia e Ferrugem na Pele (Pouso Alegre) 


AMA_Clubes_Pagina_Garage_Gasolina_naVveia_Ferrugem


































147 Fiat Car Club BH


AMA_Clubes_Pagina_Garage_Fiat_147_BH_clube



























Clube de Veículo Antigos das Vertentes (Oliveira) 

AMA_Clubes_Pagina_Garage_Clube_Vertentes






































Old Car Brothers (Patos de Minas)

Opaleiros de Rio Acima 

AMA_Clubes_Pagina_Garage_Opaleiros_Rio_Acima





































Planalto Opala Clube BH 


AMA_Clubes_Pagina_Garage_Opala_Planalto





































Rats Customs Brasil – BH 


AMA_Clubes_Pagina_Garage_Rats_Custom_BH











































Loucos por Antigos
– Ibiá

Clube do Fusca de Brazópolis

Brutus do Vale - Santa Rita do Sapucaí

Rota dos Antigos - Pouso Alegre

Old Rodder Antigomobilistas – Itajubá

Clube do Fusca de Patos de Minas

STT Clube de Uberlândia

Clube do Opala e Antigos de Araguari

Antigomobilistas de João Pinheiro

Clube do Carro Antigo de Unai

Clube do Carro Antigo de Paracatu 

Clube Barreiro Opala Clube

AMA_Clube_Garage_Barreiro_Opala_Clube













































Clube Forasteiros de Betim


AMA_Clube_Garage_Forasteiros_de_Betim
















































Rota 050 Formiga 



AMA_Clube_Garage_Rota_050_Formiga












































Clube Vale do Aço

AMA_Clube_Garage_Vale_do_Aco














































Logomarca da AMA

AMA_COREL_13







Outro destaque é a logomarca da AMA. Idealizada por seu presidente, Antônio do Monte, seu brasão é uma alusão ao da rodovia panamericana com o nome da associação no lugar do nome do país e com o mapa de Minas Gerais no lugar do mapa do continente americano. As cinco estrelas significam: a de cor azul (ao centro) representa a entidade AMA e as estrelas douradas representam os quatro cantos do estado de Minas Gerais. E em relação aos laços circundando o brasão, os mesmos simbolizam a união dos clubes mineiros.

 

Para os antigomobilistas mineiros, o primeiro passo foi dado ao criarem a AMA. O resto virá na forma de trabalho e comprometimento de seus representantes.

 

André Candreva

Diretor de Comunicação

Associação Mineira de Antigomobilismo – AMA

Gestão 2016/2018



 
Volte ao site retroauto.
Volte à página inicial

 

 

 
   
 

© Copyright - Site Garace D'Époque - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.


 

  Site Map